Translate

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A viagem de nossa presidenta aos EUA não tem mais sentido neste momento.


João Vicente Goulart


Nossa nação foi violada em sua soberania!

Foi vilipendiada no âmago de sua liberdade, foi ultrajada na sua independência e pior, foi tratada como uma republiqueta de bananas.
Não bastasse a viagem do secretario John Kerry ao Brasil, que cinicamente já alertava que era “práxis” do império este tipo de conduta e que a bisbilhotagem também fazia parte da espionagem corriqueira dos órgãos de inteligência e informação daquele país que costuma fazer clandestinamente estas escutas “antiterroristas”em países soberanos, ela iria continuar.

Tal qual, iria continuar.

Hoje surpreendentemente esta espionagem entra no gabinete de nossa autoridade máxima, a nossa Presidenta Dilma Rousseff e ainda nos dos seus assessores diretos, ministros, colaboradores e até secretários dos assessores e ministros sem nenhuma parcimônia em uma clara violação do direito internacional de soberania dos países, entrando em nossa casa, no coração do centro de poder de nossa Nação; o gabinete presidencial de onde são ordenadas as estratégias políticas, militares e a funcionabilidade de nosso Brasil.
Será que no desfile do dia 7 de setembro, na comemoração de nossa independência, estaria também o embaixador americano Thomas Shannon entre os convidados para honrar a nossa bandeira brasileira? Não será este o Lincoln Gordon de ontem?

Será que temos que mostrar aos EUA nossa submissão e ainda fazermos presentes naquele país sem que este ato de violação à nossa soberania tenha sido esclarecido e devidamente repudiado internacionalmente como intromissão nas soberanias alheias?
Será que a nossa presidenta deva ir lá pisando em cascas de bananas?
 
Pois não tenhamos dúvidas que a sua presença em território americano, sem um pedido formal de desculpas, sem um esclarecimento formal diante da ONU e sem uma declaração formal de renúncia destas práticas clandestinas feitas pelos EUA, esta visita será vista como submissão pelos americanos, abrindo deste modo não somente a falta de respeito á nossa Nação, como também fomentará outras incursões dos sicários americanos nas nossas reservas econômicas vinculadas a nossa soberania e direitos internacionais, como a Amazônia azul do pré-sal, nossas nações indígenas da Amazônia, nossa biodiversidade e outras riquezas do subsolo que temos que preservar.
 
A viagem de nossa chefa de Estado e Governo neste momento é profundamente prejudicial a tudo o que se refere a nossas pretensões internacionais de liderar países emergentes, liderar o destino da América Latina e construir nossa política externa com dignidade e independência. Não será depois desta grave violação que iremos lá discutir preço dos aviãozinhos americanos para nossa Força Aérea com o Senador Mac.Cain, convicto belicista e abrigador em seu gabinete de antigos “Chiefs of Stations”, como Frederick Latrash que derrubou varias democracias latino americanas levando à morte milhares de inocentes em nosso continente.

Faça emergir o grito de soberania neste país, Presidenta Dilma!
Cicatrizemos as veias abertas.
Cancele sua viagem de outubro, existem argumentos de sobra, principalmente o orgulho deste povo brasileiro.

João Vicente Goulart
Diretor Instituto João Goulart

Nenhum comentário:

Postar um comentário