Translate

domingo, 14 de julho de 2013

Caso Snowden e debate do Congresso são destaques das notícias nos EUA

 
Escrito por Camila Carduz
 

Washington, (Prensa Latina) O escândalo de espionagem, os debates sobre a lei de agricultura e reforma migratória no Congresso, assim como o impacto da crise fiscal no Pentágono, são destaques nas notícias da semana nos Estados Unidos.
Diretores da Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) estadunidense disseram que fazem uma revisão interna a respeito de possíveis prejuízos causados pelas revelações do ex-técnico Edward Snowden, quem pediu asilo temporário na Rússia, sobre a espionagem contra cidadãos estadunidenses e de outros 35 países.

A preocupação da NSA está centrada na possibilidade de que o também ex-agente da CIA publique elementos chave sobre os métodos utilizados nas operações de espionagem contra importantes objetivos no exterior, entre eles os dirigentes chineses.

Snowden, de 30 anos, revelou documentos secretos no passado mês ao jornal The Washington Post e o jornal britânico The Guardian sobre os programas de vigilância do governo estadunidense.

Quanto ao legislativo, os congressistas reiniciaram na segunda-feira passada suas atividades, após um recesso de uma semana pelo Dia da Independência, e voltaram aos importantes temas, entre eles a reforma migratória, cuja discussão permanece estancada na Câmara de Representantes.

Os republicanos da linha dura qualificam como uma anistia a proposta de regularizar a condição de 11 milhões de pessoas sem documentos que residem no país, mas ao mesmo tempo alguns de seus porta-vozes admitem o custo político que significaria se opor à mudança.

Por outro lado, a Câmara dos Deputados, com maioria republicana, aprovou na quinta-feira passada com 216 votos contra 208 o projeto de lei de fundos para a agricultura sem incluir atribuições de ajuda alimentar para quase 50 milhões de indivíduos de baixa renda no país do norte, e que põe fim a importantes pagamentos através de subsídios.

Quanto à crise fiscal que afeta os Estados Unidos, milhares de empregados civis da base militar conjunta Lewis-McChord, no estado norte-americano de Washington, cessarão suas atividades todas as sextas-feiras durante dois meses como parte de um programa do Pentágono que impõe licenças obrigatórias sem salários.

A medida, que afetará nas próximas semanas a outras instituições nos Estados Unidos e em ultramar foi tomada como consequência dos cortes de mais de 42 bilhões de dólares no orçamento do Departamento de Defesa, e vigorará até 30 de setembro próximo, quando se encerra o ano fiscal em curso.

Durante a semana continuou em destaque na mídia o julgamento contra o vigilante George Zimmerman, acusado do assassinato do jovem negro Trayvon Martin, de 17 anos de idade, em Sanford, Flórida, no ano passado.

Após deliberar durante várias horas, na tarde da sexta-feira os seis integrantes do júri disseram que não dariam ainda uma decisão final e que continuariam as deliberações neste sábado.

Fonte: Pátria Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário