Translate

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Aviões dos EUA mataram centenas de crianças no Afeganistão

       
 
  
Imagen activaNações Unidas, 8 fev (Prensa Latina) As Nações Unidas responsabilizaram os Estados Unidos por matar centenas de crianças durante os ataques de aviões das forças norte-americanas no Afeganistão, segundo um relatório divulgado aqui.
A ONU expressou seu alarme pela "morte de centenas de criança como resultado de ataques e bombardeios aéreos das forças militares estadunidenses no Afeganistão e devido a uma notável falta de medidas preventivas e do uso indiscriminado da força".

O comentário foi realizado nesta semana pelo Comitê dos Direitos das Crianças, um órgão de 18 especialistas independentes que supervisiona a aplicação da Convenção existente nessa matéria.

Esse corpo acaba de realizar o segundo período de análise do cumprimento do Protocolo Opcional da Convenção sobre os Direitos das Crianças com relação à participação de crianças em conflitos armados.

No caso dos Estados Unidos, o comitê advertiu que a quantidade de baixas infantis causadas pelos efetivos desse país no Afeganistão duplicou entre 2010 e 2011, apesar das autoridades de Washington informaram de uma queda nos dois últimos anos.

Além disso, assinalou que "os membros das forças armadas responsáveis pela morte de crianças nem sempre prestam contas" e criticou que as queixas dos familiares das vítimas não são escutadas.

Os especialistas da ONU fizeram questão do dever de Estados Unidos de proteger os civis, em particular os menores de idade, como uma prioridade de todas suas operações militares e de prevenir baixas entre a população.

Ambas as questões se correspondem com os princípios estabelecidos de distinção, proporcionalidade, necessidade e precaução, agregaram.

Os especialistas recomendaram às autoridades estadunidenses a adoção de medidas preventivas concretas para evitar o uso indiscriminado da força e garantir que não se repetirãomais mortes ou mutilações de civis ou de meninos.

Da mesma forma, exigiram que sejam investigadas todas as denúncias de violações a crianças cometidas pelas forças militares norte-americanas e que seus autores sejam processados e punidos.

O tema do assassinato de crianças pelos militares de Estados Unidos no Afeganistão foi mencionado pelo secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, em um relatório apresentado em abril passado ao Conselho de Segurança e à Assembleia Geral.

Esse texto revelou que o número de crianças mortas no Afeganistão por ataques aéreos da força internacional de assistência (encabeçada pelos Estados Unidos) duplicou em 2011.

Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário