Translate

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ártico não terá mais gelo no mar durante o verão, prevêem cientistas

 

Novas evidências dos efeitos do aquecimento global apontam para um futuro próximo em que não existirá gelo no Ártico nos meses mais quentes do ano. "Não é só a área que está cada vez menor, mas também a sua espessura, fazendo o gelo ficar mais vulnerável ao derretimento no futuro", explica Christian Haas, geofísico da Universidade de York, no Canadá.



                           

O Mar Ártico está experimentando uma perda de gelo em um ritmo tão rápido que a área em breve estará livre de gelo nos meses mais quentes. Na comparação com 1980, o volume de água congelada no Ártico equivale a apenas 20% do que havia naquela época.

Os dados constam de um relatório divulgado na semana passada por cientistas de diversas universidades. A taxa alarmante de derretimento foi medida pelo satélite da Agência Espacial Europeia CryoSat-2, que usa uma nova tecnologia para medir a espessura do gelo do mar e quanto dele é coberto por água congelada.

A perda de espessura do gelo é algo mais difícil de ver a olho nu, e seu declínio preocupa demais os centistas, que agora conseguiram apurá-la melhor. "Não é só a área que está cada vez menor, mas também a sua espessura, fazendo o gelo ficar mais vulnerável ao derretimento no futuro", explica Christian Haas, geofísico da Universidade de York, no Canadá.

O mar Ártico já atingiu níveis recordes de perda em 2012, com a menor quantidade registrada de gelo, que cobriu apenas metade da área média coberta entre 1979 e 2012. Os dados recém-divulgados confirmam relatórios anteriores – como os do satélite da Nasa ICESat entre 2003 a 2008 – que também apontavam o fim da água congelada no Ártico nos meses mais quentes.

Cientistas do Centro de Ciência Polar da Universidade de Washington também divulgaram um relatório com previsões semelhantes em 2012 – para isso, usaram uma técnica chamada Pan-Arctic Ice Ocean Modeling and Assimilation System (PIOMAS).

"Como as medições por satélite mostram que não só a área diminui, mas também a sua espessura, é realmente cada vez mais provável que o gelo desaparecerá mais cedo ou mais tarde", Haas.

Com isso, seria importante inclusive rever políticas de redução de emissões feitas com base em dados mais conservadores sobre o derretimento do gelo no Ártico.
 fonte: Carta Maior

Nenhum comentário:

Postar um comentário