Translate

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Últimos dias do 13o Baktun na Guatemala ( O fim do Mundo)

       
 
  
Guatemala, 19 dez (Prensa Latina) Guatemala, coração do mundo maia como o Instituto Guatemalteco de Turismo (Inguat) tem divulgado durante 2012, vive hoje os dois últimos dias antes do fim de era, segundo o calendário daquela ancestral cultura centro-americana.
As previsões do Inguat é que para Tikal - a cidade maia mais extensa conhecida até o momento e localizada a 303 quilômetros ao norte desta capital - viajem mais de três mil pessoas nesta quinta-feira e sexta-feira para presenciar o último entardecer do atual ciclo e o primeiro amanhecer da nova época.

Além dos turistas nacionais e estrangeiros que visitarão esse Parque Nacional de 576 quilômetros quadrados de extensão, está programado que no dia 21 de dezembro esteja presente ali o mandatário guatemalteco, Otto Pérez Molina.

Declarado Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1979, o lugar conta com templos, praças, calçadas, pirâmides e altares.

Segundo a história, a arquitetura monumental desse lugar data do século IV antes da nossa era e atingiu seu máximo esplendor durante o Período Clássico, entre o ano 200 e 900 da nossa era.

Nesse lapso, a cidade dominou grande parte da região maia no âmbito político, econômico e militar.

Sobre a origem do nome Tikal, conta-se que em idioma maia yucateco significa "no poço de água", enquanto em maya itzá a definição é "lugar das vozes" ou "lugar das línguas".

Paralela à atividade central em Tikal, acontecerão diversas festividades em outros altares e velhas cidades localizadas em toda a extensão deste país centro-americano, segundo informaram autoridades governamentais.

No aeroporto internacional La Aurora desta capital, onde chegam guatemaltecos e estrangeiros, um relógio marca quanto falta em dias e horas para que chegue o dia 21 de dezembro.

Em diversos outros pontos desta cidade há cartazes que advertem sobre essa contagem regresiva.

Na próxima sexta-feira terminará o 13o Baktún, ainda que tenham especulado sobre o fim do mundo nessa data, de acordo com uma interpretação apocalíptica das escrituras dos maias.

Cada Baktun equivale a 144 mil dias, assim, 13 ciclos desse tipo correspondem a um milhão 872 mil dias (cinco mil 125 anos).
Prensa Latina
 
     
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário