Translate

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Irã afirma que não permitirá que estrangeiros decidam destino da Síria


       
 
  
Teerã, 26 dez (Prensa Latina) O Irã adota medidas cuidadosas para assegurar que a crise síria tenha uma solução interna, e nunca permitirá que estrangeiros determinem o destino desse país árabe, advertiu hoje aqui o chanceler Ali Akbar Salehi.
O titular revelou que o Ministério do Exterior coordena uma reunião com os embaixadores estrangeiros para discutir o plano de seis pontos proposto por seu país no último dia 16 para solucionar a crise na Síria, caracterizada pela intervenção de elementos armados vindos do exterior.

Nosso plano é abrangente e leva em consideração todos os aspectos da questão, destacou o ministro em declarações à imprensa aqui.

As formulações do chanceler persa são as mais determinantes feitas pelo Teerã sobre o tema e seguem uma reunião dos estados membros do Conselho de Cooperação do Golfo na véspera em que apoiaram à denominada Coalizão Nacional realizada no Catar semanas atrás como "única e legítima representante do povo sírio".

O plano iraniano propõe o cesse imediato da violência, o envio de ajuda humanitária aos deslocados pela guerra e a realização de conversas com todos os grupos sírios, a despeito de suas tendências políticas e sociais.

Acrescentou sobre o tema que o Irã negocia seu projeto em coordenação com o mediador da ONU e a Liga Árabe, Lakhdar Brahimi, e com representantes do Egito, Turquia, Indonésia, Malásia e Paquistão "que têm mostrado interesse em participar".

Brahimi esteve em Damasco no fim de semana passado e se reuniu com o presidente sírio, Bashar Al Assad, com quem sustentou conversas, que qualificou de frutíferas e amistosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário