Translate

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Apelo a todos os coreanos à reunificação pacífica do país


  
Pyongyang, 4 out (Prensa Latina) Coreanos do norte, do sul e radicados em outros países foram chamados hoje a promover a reunificação pacífica e independente da Península e a alcançar a prosperidade conjunta, em um comunicado divulgado nesta capital.

 

Os comitês do norte, sul e ultramarinho da denominada Execução da Declaração Conjunta de 15 de junho lançaram um apelo a todos os coreanos em ocasião do quinto aniversário da publicação desse documento.

Uma versão circulada pela agência de notícias KCNA indica que a adoção dessa declaração permitiu abrir um caminho mais amplo para terminar com a "hostilidade militar entre o norte e sul da Coreia, conseguir a paz e acelerar a reunificação independente da pátria".

Explica que devido às manobras de forças opostas a esse movimento, os valiosos resultados desse pronunciamento foram gravemente desconsiderados, motivo pelo qual as relações entre as partes "se encontram em uma situação catastrófica e este território corre risco de guerra".

Com a intenção de abrir uma nova via para reunificar a Coreia, os comitês fazem um chamado a todos os coreanos do norte, do sul, e do exterior, a promover o diálogo e os vínculos de todo tipo e a eliminar os obstáculos que impedem a viagem entre os territórios e o intercâmbio das entidades civis.

Também se posiciona contra todos os exercícios militares e manobras destinadas a aumentar as forças armadas, um movimento que agrava a desconfiança e a hostilidade entre os coreanos.

A declaração emitida hoje pede para abrir "uma nova era da reunificação independente, a paz e a prosperidade manifestando plenamente nosso entusiasmo ardente e forças unidas".
Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário