Translate

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Moção de repúdio ao golpe no Paraguai



Reunidos em Florianópolis, em 09 de agosto de 2012, os signatários, em consenso, acordam sobre a seguinte moção:

Manifestamos nosso repúdio ao golpe de Estado perpetrado contra o presidente da República do Paraguai, Fernando Lugo. Por esse motivo, tornamos público nosso apoio povo paraguaio na luta por sua autodeterminação e autonomia histórica; e estamos de acordo com todas as medidas governamentais que questionam a legalidade daquele ato.


O golpe no Paraguai representa uma nova forma que o imperialismo ianque busca para subjugar as nações e os povos latino-americanos aos seus interesses e interesses de suas empresas, no caso específico do Paraguai, a Monsanto. O golpe em Honduras e as tentativas variadas na Venezuela, Bolívia e Equador, são outros exemplos desta artimanha imperialista.

Nessa forma de ingerência, os golpes são revestidos de uma suposta legalidade que nada mais é do que um puro ardil para encobrir a violação de direitos constitucionais e a ruptura da ordem democrática estabelecida.

Neste sentido foi o julgamento político do presidente Fernando Lugo, que durou menos de 36 horas, desafiando qualquer justificativa que não afronte a mais basilar compreensão direito de defesa e contraditório.

Abre-se, assim, grave precedente, que ameaça a ordem democrática de
toda a região, fruto de décadas de árduas lutas contra regimes ditatoriais, que custaram as vidas de milhares de pessoas.

Exigimos também do governo brasileiro a abertura e a devolução ao povo paraguaio dos Arquivos do Marechal Francisco Solano Lopez (1870), que estão no Itamaraty, e também sejam declarados “Memória da Humanidade” pela Unesco/ONU.

Reiteramos nosso repúdio ao golpe e nosso apoio incondicional ao povo paraguaio, que saberá vencer mais esta enorme batalha.


Florianópolis (Santa Catarina), 09 de agosto de 2012.

Solidários

Nenhum comentário:

Postar um comentário