Translate

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Churov: As eleições presidenciais americanas são entre as piores do mundo

 

                      
O Presidente da Comissão Eleitoral Central da Rússia, Vladimir Churov, classificou na quinta-feira (16) o sistema de eleições presidenciais dos Estados Unidos " um dos piores do mundo."

"A eleição presidencial nos Estados Unidos é uma das piores em termos de organização", disse Churov. Foi entrevistado durante uma visita a um acampamento educacional na região central russa de Lipetsk, segundo RIA-Novosti.

"Eleição presidencial norte-americana é indireta, eleitores elegem os 538 membros do Colégio Eleitoral e aqueles o presidente, e acontece, apesar de prometerem votar em candidato concreto, mudam de opinião e votam contra a vontade dos eleitores", disse. Tem razão, nem Constituição obriga necessariamente a respeitar a indicação do voto popular.
"Além disso, devido à natureza do sistema eleitoral americano pode resultar uma situação em que o presidente é escolhido, mas os eleitores gerais não representam a maioria dos eleitores comuns. Vários presidentes norte-americanos foram eleitos com a minoria dos votos (populares)", acrescentou .
Segundo Churov, em alguns estados americanos os cidadãos uma vez condenados nem sempre têm direito de votar, portanto, a eleição presidencial nos EUA não pode ser considerada universal.

Comentando os efeitos das revoltas da "Primavera Árabe" no Oriente Médio, o chefe da Comissão Eleitoral russa disse que eles haviam limitado a liberdade eleitoral no mundo árabe.

Citando a Líbia como um exemplo, Churov disse que durante a governação de Muammar Gaddafi as eleições no país foram "universais", enquanto " até agora não está claro qual foi a porcentagem de eleitores a terem participado nas últimas eleições".

Nenhum comentário:

Postar um comentário