Translate

domingo, 19 de agosto de 2012

Chanceler russo rejeita zona de exclusão aérea na Síria

A Rússia rejeita a ideia de uma zona de exclusão aérea na Síria. A informação foi dada neste sábado (18) pelo ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, em entrevista à Sky News Arabia.
Nenhum membro do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu formalmente uma zona de exclusão aérea, mas a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse no dia 11 de agosto que os EUA e a Turquia avaliavam todas as medidas para ajudar oficialmente os mercenários sírios que tentam derrubar o presidente Bashar al-Assad, incluindo a restrição aérea. Contudo, a Sky News Arabia informou neste sábado em seu website que Lavrov e a Rússia são fortemente contrários à ideia.
"O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que seu país rejeita a imposição de uma zona de exclusão aérea na Síria", disse o website. O fechamento do espaço aéreo por parte da Otan e seus aliados árabes ajudou os rebeldes líbios a derrubarem Muamar Kadafi no ano passado.
Os comentários de Hillary mostram a clara intensão das potências imperialistas - lideradas pelos EUA - de executar uma nova e violenta intervenção militar no Oriente Médio.
Observadores internacionais
A porta-voz das Nações Unidas Juliette Touma anunciou neste sábado (18) que os últimos observadores internacionais que ainda estão na Síria já começaram a deixar o país. Oficialmente, a missão é encerrada à meia-noite deste domingo (19).
O procedimento de retirada surge após o Conselho de Segurança das Nações Unidas concordar em encerrar a missão e apoiar o estabelecimento de um pequeno escritório de contato.
Novo enviado especial
Nesta sexta-feira (17), as Nações Unidas confirmaram que o diplomata argelino Lakhdar Brahimi seria o substituto de Kofi Annan no cargo de Enviado Especial para a Síria. Com 78 anos, Brahimi tem longa experiência em resolução e negociação de conflitos armados. Ele serviu como enviado especial ao Iraque logo após a invasão norte-americana, esteve no Afeganistão e acompanhou o fim do apartheid na África do Sul.
Fonte: Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário