Translate

terça-feira, 10 de julho de 2012

Raúl Castro homegeia Ho Chi Minh

Fonte: PRENSA LATINA
"Ao Vietnã há que agradecer pelas lições que nos deu sempre", afirmou hoje aqui o presidente de Cuba, Raúl Castro, em uma jornada de visita particularmente evocadora.
Iniciou o programa previsto depositando oferendas florais diante do monumento dos mártires das guerras livradas pelos vietnamitas por sua independência e no Mausoléu onde repousa Ho Chi Minh.
Ao evocar a venerada personalidade recordou o encontro com ele, durante sua primeira visita a Hanói, em 1966, a quem prometeu que quando Saigón fosse libertada iria a este local.
Disse que demorou muitos anos para fazer isso, mas que cumpriu sua palavra em 2005, em ocasião do aniversário de 30 anos da grande vitória que conduziu à reunificação do país.

A seguir, sublinhou que o Vietnã tem cumprido a palavra de Ho Chi Minh de que nasceria um Vietnã 100 vezes mais formoso e tem construído uma sociedade socialista, vencendo grandes obstáculos, e está que avançando.
"Em nossa amizade unem-se estes sentimentos especiais", expressou.
O presidente cubano dirigiu estas palavras ao presidente da Assembleia Nacional do Vietnã, Nguyen Sing Hung, no início de uma reunião de trabalho.
Transmitiu a seu interlocutor que Cuba vê com satisfação e apoia a presença econômica, comercial e diplomática do Vietnã na América Latina.
Hung, por sua vez, manifestou especial reconhecimento ao povo cubano pela maneira que tem resistido ao bloqueio estadunidense, reiterando que o Vietnã continuará somando nas Nações Unidas à condenação a essa criminosa política.
A Assembleia Nacional vietnamita foi fundada em 1946, quando ainda se lutava contra o colonialismo francês. Em 1975 foi refundada como a da reunificação e hoje desempenha um ativo papel na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário