Translate

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Nutrição ao cérebro

 

Nutrição ao cérebro. 16890.jpeg

A medida que envelhecemos as necessidades calóricas são diminuídas, sendo um passo importante para otimizar, combinar e priorizar nutrientes.
Você pode acrescentar anos à sua vida fazendo boas escolhas a todo o momento. Um estilo de vida saudável é o resultado de uma alimentação de qualidade, em quantidades suficientes, incluindo alimentos antioxidantes e antiinflamatórios, suplementação quando necessário, exercícios físicos regulares, controle do estresse, boa qualidade de sono...
A medida que envelhecemos as necessidades calóricas são diminuídas, sendo um passo importante para otimizar, combinar e priorizar nutrientes.
A nutrição otimizada pode reduzir o risco de muitas doenças como:
- Relacionadas a resistência à insulina, como diabetes, e doenças cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas, derrame e hipertensão.
- Relacionadas a perda óssea, que contribui à quedas e osteoporose, bem como redução ou queda de energia.
- Condições prejudiciais à visão, como a degeneração macular, doenças digestivas, como refluxo esofágico, síndrome do intestino irritável. e relacionadas ao cérebro, como Alzheimer, Parkinson e depressão.
Ainda, há uma perda gradual de células cerebrais, o que pode afetar a maneira como você armazena e lembra as informações. A memória à curto prazo diminui progressivamente, dificultando também a capacidade de aprendizagem.

O que você deve priorizar?
- Exercícios físicos regulares, estando relacionados a melhora de circulação e da função cerebral.
- Exercite sua mente. Leia mais, incentive sua mente ao raciocínio, não deixe que a rotina torne sua mente refém de atitudes mecanizadas.
- Limite as bebidas alcoólicas.
- Fique distante do estresse. Reserve momentos à meditação, orações e relaxamento.
- Otimize ácidos graxos ômega 3, se necessário, suplementação com DHA. Peixes são melhores opções, desde que livre de contaminação, 30 anos atrás, pesquisadores deram ênfase aos povos do Alasca que consumiam uma boa quantidade de peixes e estavam menos suscetíveis à doenças cardíacas, hoje sabe-se que ácidos graxos de peixes são indispensáveis à boa saúde cerebral.
- A gordura monoinsaturada e vitamina E do azeite de oliva torna-o indispensável, seus polifenóis podem prevenir doenças relacionadas à idade.
- Oleaginosas são fontes de gorduras insaturadas, que fornece benefícios similares ao do azeite de oliva, ricas em antioxidantes.
- Coma mirtilos. Mirtilos estão relacionados à redução da inflamação e estresse oxidativo, contribuindo à memória.
- Consuma frutas, sem consumir frutose em excesso, legumes e hortaliças, são as melhores fontes de antioxidantes, bem como chocolate 70% cacau e chá verde.
Otimize.
As cores variadas no cardápio enriquecem com potentes antioxidantes.
Consuma frutos inteiros e proteja-se contra o envelhecimento.

Cientistas relataram a primeira evidência de que comer amoras, morangos e açai pode ajudar o cérebro a ficar envelhecimento saudável em uma maneira até então desconhecida.
Entre os fatores envolvidos no envelhecimento está a redução na habilidade do corpo de se proteger contra a inflamação e estresse oxidativo, o que predispões às doenças cerebrais degenerativas, doenças cardíacas, câncer... assim, proteja-se com os alimentos.
Os compostos naturais chamados polifenóis encontrados em frutas, legumes e nozes possuem efeitos antioxidantes e antiinflamatórios que podem proteger contra o declínio associado à idade.
Entre os fatores relacionados ao envelhecimento está a redução no processo natural do cérebro de limpeza. Células chamadas microglia fazem esse trabalho de "limpeza", em um processo chamado autofagia, elas removem e reciclam substâncias impróprias, proteínas, que poderiam interferir no funcionamento cerebral. Entretanto, com o envelhecimento, a microglia deixar de fazer o seu trabalho com exatidão, e detritos acumulam-se. Também pode acontecer uma super ativação da microglia com a consequente lesão de células cerebrais saudáveis.
Os polifenóis que encontramos em frutos, legumes, hortaliças, leguminosas possuem um efeito de emergência, restaurando a função normal de limpeza.

Pravda.ru

Nenhum comentário:

Postar um comentário