Translate

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Presos de Guantánamo eram torturados com músicas da Vila Sésamo, diz TV

Além serem forçados a ouvir rock pesado, detentos da base americana tinham que escutar canções de Elmo e Garibaldo

 

 

Reprodução

Personagens de Vila Sésamo estão no ar há mais de 40 anos; músicas do programa infantil são usadas para torturar presos


Já não é novidade o uso de heavy metal e outros ritmos musicais pesados como método de tortura e intimidação de prisioneiros. Em 2008, a imprensa norte-americana divulgou a informação de que músicas de bandas como Metallica e AC/DC eram recorrentes no “playlist” imposto pelo exército aos presos no Iraque e no Afeganistão.

Na base militar dos Estados Unidos em Guantánamo (Cuba), no entanto, as sessões de tortura psicológica têm uma trilha sonora diferente. Durante os interrogatórios aos detentos – em sua maioria suspeitos de envolvimento com terrorismo –, são mesclados sons pesados com canções mais leves, como as do programa infantil Vila Sésamo.


A revelação foi feita por um documentário da rede de TV Al Jazeera, que ouviu perplexo compositor das canções do programa. “Minha primeira reação foi: ‘isso simplesmente não pode ser verdade’”, disse Christopher Cerf, ao saber como seu trabalho estava sendo usado. Essa é a segunda vez que surgem denúncias do uso de músicas da série contra prisioneiros. Em 2003, em meio à chamada “guerra ao terror”, isso também teria ocorrido na prisão de Abu Ghraib, no Iraque

No ar nos Estados Unidos desde 1969, a Vila Sésamo (Sesame Street, no original), é um programa educativo destinado a crianças em fase de alfabetização. A série teve duas versões na TV brasileira, uma na década de 1970 e outra em 2007.

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário