Translate

domingo, 24 de junho de 2012

Cuba condena golpe de Estado contra o presidente paraguaio.

 
O governo cubano condenou o golpe de Estado no Paraguai contra o mandato constitucional de Fernando Lugo, de acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Segundo o texto, divulgado no Noticiário Nacional de Televisão, o país caribenho não reconhece qualquer autoridade que não emana de voto legítimo e do exercício da soberania pelo povo do Paraguai.
Este golpe se soma à longa lista de ataques contra a autodeterminação dos povos latino-americanos, sempre realizados por oligarcas com a autoria, cumplicidade ou tolerância do governo dos EUA, diz o documento.
Cuba denuncia que depois de décadas de sangrentas ditaduras militares, que assassinaram centenas de milhares de pessoas e praticaram o terrorismo de Estado e a tortura com plena impunidade, esta estratégia violenta e antidemocrática foi retomada, com os métodos clássicos e novos.

A declaração recordou o golpe militar e, em seguida, petroleiro contra a Venezuela, as tentativas de desestabilização separatista contra o Estado Plurinacional da Bolívia, o golpe militar contra as forças progressistas de Honduras e a tentativa de golpe contra a revolução cidadã do Equador.
Eventos como este visam frear o processo de mudança progressiva e de verdadeira integração da América Latina e Caribe na Nossa América, diz o texto.
A declaração afirma que Cuba manterá a colaboração médica estritamente humanitária ao povo do Paraguai, pelo qual o Centro Oftalmológico Maria Auxiliadora dos Cristãos, que já tratou 18.000 paraguaios, permanecerá seus trabalhos enquanto seja necessário.
 
Fonte: ISLAmia
 
Solidários

Nenhum comentário:

Postar um comentário