Translate

domingo, 29 de abril de 2012

A queda de Bo Xilai

 

 
A queda de Bo Xilai
foto: EPA

Na entrevista exclusiva concedida à Voz da Rússia Gordon Chang, autor do livro Coming Collapse of China, contou sobre o escândalo complicado, que tinha envolvido os membros da cena política da China. O escândalo resultou não só em queda do antigo líder do Partido Comunista Bo Xilai, mas também em descoberta da informação sobre numerosos casos de corrupção em todas as frações do governo.

Pergunta: Uma intriga política complicada, que às vezes parece incrível, foi a causa da queda do ex-líder do Partido Comunista da China Bo Xilai. Uma vez considerado exemplo da nova geração dos líderes do Partido, hoje ele é acusado de participar em torturas e um assassinato e de ter ligações com o ex-chefe da Polícia, que agora está procurando refúgio nos EUA. O processo contra ele pela primeira vez atraiu a atenção da mídia por ser ligado ao assassinato misterioso do empresário britânico Neil Heywood. A investigação que seguiu tornou-se um dos maiores escândalos políticos na história da China. O governo chinês sabia sobre a corrupção de Bo Xilai? Por que é ele que o governo tenta excluir?
Resposta: Os líderes do Partido Comunista estão na luta constante pelo poder. Neste ano os líderes da quarta geração, chefiados por Hu Jintao, deverão entregar o poder à quinta geração, que supostamente está sob controle de Xi Jinping. Devido a esta mudança do poder, que ocorre uma vez em decênio, os líderes do Partido Comunista confrontam-se na luta, que ultimamente tem adquirido dimensões muito maiores. Bo Xilai teve um forte apoio político, que o teria feito membro permanente do Comitê do Bureau Político, no qual entram os líderes políticos da China. Não todos gostaram desta perspetiva, por isso foi resolvido deslocá-lo. Por esta causa recentemente foi publicada a informação privada sobre Bo Xilai e a esposa dele, sobre a morte de Neil Heywood e muitos outros aspectos intrigantes do escândalo.
Pergunta: Bo Xilai é “herdeiro”. Podia explicar, o que isso significa e por que este aspecto é importante nesse caso?
Resposta: O “herdeiro” é o descendente dos primeiros líderes da República Popular da China. O pai de Bo, Bo Yibo, foi um dos “oito imortais” da República Popular da China. Os “herdeiros” consideram-se pela tradição membros de uma fração do Partido Comunista. As outras frações são, como se considera, o Grupo de Xangai, chefiado pelo antigo líder Jiang Zemin, e a fração da União da Juventude Comunista, chefiada por Hu Jintao, líder atual. Os “herdeiros” são um grupo não oficial, provavelmente, não tão unido, mas ao menos significante, porque Xi Jinping, que é um dos “herdeiros”, no final do ano poderá tornar-se o próximo líder da China. Por isso a atenção das pessoas é atraída frequentemente pela fração dos “herdeiros”.
Rergunta: A corrupção existe dentro da fração dos “herdeiros”?
Resposta: Existe, sim, como em todas as outras frações. Atualmente o problema do Partido Comunista é o fato de a corrupção ter saído de controle, porque na China há dinheiro demais devido ao crescimento rápido da economia. O que, por sua vez, faz o povo renegar o governo. É um problema existente, porque no passado a corrupção foi a causa da queda de dinastias, e hoje, como parece, a história repete-se. Existem informações de umas fontes não confirmadas, que Gu Kailai, a esposa de Bo, matou o britânico Neil Heywood, porque Heywood tinha exigido uma grande parte da soma pela transferência de grandes somas de dinheiro para o estrangeiro. Não sei se essa informação é verdadeira ou errada, mais provavelmente, ela não é nada verdadeira, mas é isto que o povo chinês lê cotidianamente na mídia. Isso influencia bastante negativamente a reputação do Partido Comunista.
Pergunta: Bo Xilai também participou nas atividades do exército. Podia explicar, como o processo contra Bo Xilai poderá influenciar a descoberta da informação sobre a corrupção no Exército da Libertação Nacional?
Resposta: A esposa de Bo Xilai é filha de um general e a família dela está envolvida na corrupção dentro do Exército da Libertação Nacional. Em cada estrutura estatal da China existe a corrupção e o Exército da Libertação Nacional não fugiu a esta sorte, como resultado, agora nós vemos escândalos em grande escala, ligados à corrupção e ao exército, desenvolvendo-se. Este fato é muito significante, porque Bo Xilai tem ligações com pessoas dentro do Exército. Na primeira semana de desenvolvimento do escândalo, no início de fevereiro, Bo partiu sem demora rumo à província de Hunan, onde se encontra o Estado-Maior General do 14º grupo do Exército. É claro, que a lealdade do exército está sob questão, apesar dos chamamentos e discursos de Hu Jintao endereçados ao exército do país. Especialmente, levando em conta os rumores sobre tres golpes militares neste ano, que talvez tenham sido verdadeiros.
Pergunta: Bo Xilai gastou milhões em construir habitação para pobres, apoiou-os e lutou contra a corrupção. Bo Xilai tem apoio da parte do povo? O que é povo diz sobre o escândalo?
Resposta: Bo é muito popular, porque ele fez muito mais do que os outros líderes para apoiar os pobres. Não queria dizer que ele fosse um reformador verdadeiro ou que os outros líderes do Partido Comunista não tenham tentado apoiar os pobres. Mas Bo fez mais do que os outros, por isso ele é extremamente popular no meio do povo chinês. Muitas pessoas estão tristes por causa de os outros líderes políticos tentarem deslocá-lo, o que significa, que as manifestações em apoio de Bo, ocorridas em Chongqing, podem repetir-se também em outras regiões.
Pergunta: Considera que os protestos de massas, parecidos àquele que decorreu na Praça Tian’anmen, podem repetir-se?
Resposta: Sim, e eu não sou a única pessoa que fala sobre isso. Os principais analíticos chineses falam sobre a possibilidade de os protestos de massas terem lugar em todo o país. Este aspecto é surpreendente, porque há só alguns meses foram eles quem asseguraram, que as mudanças decorreriam tranquilamente e que o partido já se tinha estabelecido decisivamente. É pasmoso ver a reavaliação da importância da desestabilidade social. Não afirmo, que os protestos terão lugar, mas estou certo, que isto é muito provável. Todos os rumores só agravam a deslegitimação da Direção do Partido. Bo Xilai e os seus apoiantes têm todas as razões para atacar os seus oponentes.


Fonte: ruvr.ru

Nenhum comentário:

Postar um comentário