Translate

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Blogueiros cubanos realizam seu primeiro encontro

 

Via Blogazo e tradução Síntese Cubana

Nos dias 27 e 28 de abril, foi realizado o 1º Encontro dos Blogueiros Cubanos na Revolução, com a participação de mais de 60 blogueiros, que representaram todas as províncias do país. O evento foi realizado na Universidade de Matanzas “Camilo Cienfuegos”.

Durante os dois dias, foram cumpridos os principais objetivos da reunião: compartilhar experiências sobre o uso de blogs na era da Web 2.0 e criar mecanismos horizontais de coordenação entre projetos de blogueiros no país.

Com um espírito de integração baseado sempre no respeito às diferenças e à individualidade de cada participante, conseguimos nos complementar sem cair em dogmas ou esquemas preconcebidos. Conseguimos assim um marco de socialização que nos permitiu sair da ambiguidade e do anonimato que propicia a internet e coordenar estratégias de trabalho que articulem nossos projetos ante os desafios que os blogueiros cubanos têm. Nossa maior força é nossa diversidade de pontos de vista e de interesses.

Assim, os participantes do encontro, caracterizado por sua diversidade e juventude – os blogueiros têm uma média de idade de 34 anos – consideram necessário declarar que:

1. Os blogueiros cubanos se identificam com a tradição de ideias revolucionárias, forjada na luta dos jovens como Mella, Villena, Guiteras e Che, dentre outros.

2. Os mecanismos de participação que temos vão nos ajudar – dentro de nossas individualidades, interesses e visão crítica – a defender e aperfeiçoar o socialismo cubano.

3. Respeitamos e promovemos o pensamento crítico, necessário e útil para preservar nossa condição de revolucionários, com a premissa de que não é possível ser revolucionário fora da Revolução.

4. Defendemos o respeito as diferenças e os diálogos francos: a verdade é sempre revolucionária.

5. Exigimos a libertação e retornar à terra natal dos 5 heróis cubanos presos injustamente nos cárceres norte-americanos. Comprometemo-nos a divulgar as notícias sobre o caso para propiciar que a verdade chegue a todos os povos do mundo, principalmente nos EUA. Cada um de nós poderia ser um dos Cinco, a luta por eles é a luta por nós mesmos.

6. Criamos um grupo para discussão e para unir os participantes do encontro e o restante dos blogueiros cubanos que não puderam comparecer. Assim, poderemos atingir um nível de integração e de coordenação para atuar de forma organizada. Os interessados em participar do grupo devem mandar e-mail para blogazoxcuba@gmail.com.

7. Criamos um blog participativo que reunirá em tempo real os conteúdos compartilhados por blogueiros cubanos na web. Seu endereço é blogazoxcuba.wordpress.com.

8. Apoiamos a realização sistemática de outros encontros de blogueiros cubanos e a utilização do twitter e de outras redes sociais da Web 2.0.

9. Em sintonia com as reais possibilidades tecnológicas do país, compartilhamos a gradual incorporação de jovens e universitários na blogosfera cubana de forma verdadeira e natural.

10. Condenamos o bloqueio do governo dos EUA, que dificulta a conexão à internet e o acesso à info-comunicações de tecnologia na Ilha.

11. Solicitamos aos órgãos do Governo Central que reformulem as disposições atuais que limitam a conectividade e o acesso à web, a fim de aumentar a presença de cubanos no ciberespaço.

12. Ratificamos o conceito do ilustre pensador martiano cubano Cintio Vitier: Somos e seremos “um parlamento numa trincheira”.
 
 
Fonte: Sintese Cubana

Nenhum comentário:

Postar um comentário